Plateia no fundo da sala
Após a contação, conversamos sobre o tipo de texto que o livro mostrava, a importância das letras do alfabeto. Questiono os alunos se eles sabem que existe um livro que contém todas as palavras existentes na nossa língua.... Eles pensam, pensam, respondem várias coisas, por fim digo a eles que esse livro chama-se dicionário. Convido todos então para fazer uma visita a biblioteca da escola, aproveitando que hoje era o dia que os alunos podiam retirar livros.
Chegando lá entrego vários dicionários aos alunos para que conheçam e manuseiem o livro
Explico como é sua organização
Recebo elogios da bibliotecária pela iniciativa de levar os alunos até lá
Sem que eu esperasse a bibliotecária aproveita para dar diversas informações sobre o dicionário
Os pequenos ficam bem atentos a explicação
Depois é hora de escolher o livro para levar para casa
Rostinho faceiro com o livro que escolheu
Fila para retirada
Lindo ver os dedinhos auxiliando no processo de leitura
Depois voltamos para sala para continuar a aula. Agora era hora de criar o nosso próprio dicionário. Para isso entreguei uma folha com uma letra para cada aluno e propus a construção
de um dicionário da turma, onde cada aluno ficou encarregado de registrar uma
imagem, um desenho que correspondesse à letra que havia recebido. Enquanto os alunos realizavam a atividade, fui passando de classe em classe para sondar como estava a escrita dos alunos no editor de textos Word.
Compenetrada na escrita
Foi interessante e ao mesmo tempo difícil, pois enquanto tentava verificar a escrita de um aluno outros quatro ficavam na volta pedindo atenção
E nosso dicionário ficou assim!
Cada aluno deu sua contribuição
Uns reclamaram, outros fizeram mais de uma letra, mas acredito que a maioria gostou da aula
Nenhum comentário:
Postar um comentário